quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Plano de Aula

I. Objetivo Geral
Conduzir os educando a pesquisarem e reconhecerem os elementos construtivos da linguagem visual.
II. Objetivos Específicos:
• Exercitar a percepção e a produção artística nas diferentes linguagens;
• Freqüentar e saber utilizar as fontes documentais de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e restauração dos acervos das imagens e objetos presentes em variados meios culturais, físicos e visuais como: museus, praças, galerias...
III. Competências / Habilidades
• Observação da presença e transformação dos elementos básicos das diversas formas de linguagens;
• Descoberta, observação e análise crítica de elementos e formas visuais na configuração do meio ambiente construído;
• Reconhecimento da variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico nas formas visuais e suas conexões temporais, geográficos e culturais.

IV. Metodologia

1º PASSO: O professor explicará aos alunos que eles irão ao laboratório de informática da escola e acessar o endereço eletrônico do museu do Louvre e visitar as galerias e visualizem o contexto histórico e social que cada uma das obras analisada foi produzida.

2º PASSO: Após a visita dos educandos ao museu, realizaremos uma roda de leitura, onde os alunos apresentarão sua visão crítica sobre algumas obras observadas.

3º PASSO: Dividir a turma em grupos através da dinâmica dos bombons coloridos. Depois de formados os grupos realizarão a atividade Tela Viva. Esta é uma atividade que propõe a leitura dramática da obra selecionada por cada grupo. Os educando fazem a leitura e a recriação da tela, personificando, por meio do teatro, os elementos ou personagens pintados pelo artista. Com a realização desta atividade é possível explorar estilos de épocas diferentes, inventar novas cenas, interferir ou reinterpretar a obra do artista.

4º PASSO: Os educando farão a auto-avaliação respondendo os seguintes questionamentos:
1. Representei a obra com coerência, de acordo com os detalhes existentes na obra?
2. Fiz as marcações, isto é, o que o artista expressou em sua obra?
3. Realizei uma releitura da tela que representei?
4. Representei a idéia do artista de forma adequada?

5º PASSO: A avaliação dar-se-á obedecendo aos seguintes critérios:
1. Estar capacitado a emitir opiniões sobre a atividade teatral, com clareza e critérios fundamentados, sem discriminação estética ou de gênero;
2. Estar capacitado para criar cenas escritas ou encenadas, reconhecendo e organizando os recursos para sua estruturação;
3. Detectar o grau de envolvimento e entrega dos educando nas atividades propostas.

V. Cronograma das Atividades:

Data Atividade Realizada
08 – 09 – 2009. Pesquisa no Museu virtual do Louvre. 2h
15 – 09 – 2009. Roda de Leitura. 1h
22 – 09 – 2009. Realização da atividade Tela Viva. 2h
29 – 09 – 2009. Auto-avaliação 1h
06 – 10 – 2009. Avaliação 1h


VI. Referência Bibliográfica:
1. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF, 1998. 116p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário